Carta VAI

carta_vai

Carta VAI

Mensagem: VAI

Número: 10

Comentário: A Carta Vai é uma carta curta. Tudo bem. Tem momento que é curto mesmo e você tem que prestar atenção pra aproveitar bem. Porque tem muita coisa curta por aí e a Carta Vai veio pra trabalhar nesse tipo de creme. A Carta Vai tem tantos sentidos e pode ser aplicada numa gama tão grande de situações, que a gente só vai falar de duas.

A 1ª é que a Carta Vai é antes de tudo um incentivo, um apoio, um empurrão. A velhota hesitou na beirola do abismo? Vai e vai de cambalhota! Aquela pessoa abriu a brecha pra marmota? Vai e volta com a marmota dentro da toca! O carcereiro largou aberta a porta? Vai e solta o resto, 1, 2, 3, salve todos! É gol do seu time e a grade pouco firme da arquibancada muito alta cedeu na sua mão? Vai e cai gritando que a torcida vai atrás!

Porque a Carta Vai é esse mistério, né. Ela não tem destino, muito menos garantia. Ela tem o vai! E foi, malandro. Porque com a Carta Vai, você vai. E vai forte! Porque você vai primeiro com a mente, que é muito mais veloz. E quando a mente vai, amigo, não tem volta. O corpo estremece, as pernas desobedecem e inconscientemente a gente dança. E dança bonito. E a Carta Vai é isso, esse tranco nas costas na entrada da área do futebol de rua, que você sente o gosto do paralelepípedo pipocar na sua boca. Doce mel. Dentinhos de cristal. Frontside-explode-face de tão forte que vira até nome de manobra radical, tema de congresso de dentista, figurinha carimbada, peça de museu.

Mas não importa o drama, importa o momento. E o Baralhinho do Momento está aí pra iluminar. Virar cimento. Alavancar o movimento. Às vezes as pessoas precisam de muito pouco pra ir e você, que está preparado pra mandar, manda. E a pessoa vai, porque vale a carta. Isso é que é o bonito do jogo: vale a carta.

E jogou a carta, foi.

Exemplos Ilustrativos de Uso:

E pra fechar abrindo, vou deixar neste exemplo ilustrativo, uma 2ª proposta embutida na mensagem da Carta Vai que é a de servir como abreviatura de um xingamento mais longo, um destempero mais cruel, uma sinceridade mais nervosa, um vai pra puta que te pariu teu filho de uma puta! Na Carta Vai só vai o Vai mesmo, porque o resto você vai expressar no clima. E vai ficar claro, óbvio. Ninguém terá dúvidas de que aquele Vai, vai mais longe.

Teu computador zero bala, vinte e cinco mil dólares a vista estourou na 220 volts na bobeira do seu pai, que trocou a tomada, mas não avisou ninguém? Vai, filho da puta! Encheram sua traseira na ponte Rio-Niterói e aquela pessoa que você estava levando pra comer em casa, agora está cuspindo o vidro do painel? Vai, viado! Quer dizer ia, né. Porque agora não vai mais. Agora volta. Volta pro hospital.

Aliás, vale sinalizar que a Carta Volta já tem, ok?  Vai na volta!

 

 

. . .

OUTRAS CARTAS JÁ OBSERVADAS POR AÍ:

tb_fodasetb_naometessatb_calmatb_choratb_parabenstb_poodletb_falatudotb_quebratb_epilha2tb_10_vaitb_11_temtb_12_voltatb_13_solta