Um programa que não tem medo da verdade

FALHA DE COBERTURA

O Falha de Cobertura é um programa esportivo sério, altamente qualificado, com profissionais que não tem em sua biografia nada muito claro que os impeça de exercer o jornalismo esportivo com competência e coragem. Com apresentação do ex-jogador e empresário de jogadores Craque Daniel e comentários do jornalista em formação a distância Cerginho da Pereira Nunes, o Falha de Cobertura rompe as barreiras do poder econômico e sobrevive ano a ano no site de videos Youtube, brindando a todos com reportagens contundentes.

Craque Daniel é um grande astro do futebol brasileiro que teve sua brilhante carreira interrompida por uma precoce e infeliz contusão num ponto de ônibus, quando, numa corrida leve, teve um estiramento fatal na coxa esquerda e foi cortado da convocação para a seleção brasileira de Sebastião Lazzaroni em 90, que esperava o ônibus no mesmo ponto. Além disso, sempre foi galã, tanto que tem atrás de si uma Associação de Ex-Mulheres, Ex-Amigas e Ex-Amantes de Craque Daniel, AEEECD, que o persegue atrás de direitos ainda em processo judicial, revelando seu prestigio diante do publico feminino. Por ter criado o voleio rasteiro, Craque Daniel tem sua ausência absurdamente confirmada na galeria de craques brasileiros e hoje cuida do Projeto Passaporte pra Ucrânia, onde envia promessas brasileiras de todas as idades para brilhar no futebol do leste europeu.

Cerginho da Pereira Nunes nasceu numa família pobre, que ele não conheceu, no bairro do Ingá, Niterói. Ele recebeu esse nome porque é o mesmo nome da rua onde ele nasceu. Quando adulto, se auto-registrou após buscar sua escolaridade numa penitenciária estadual. Cerginho foi preso muito jovem, devido ao talento natural que tem pra se envolver em confusões das quais não tem nenhuma compreensão. Um inocente de corpo e alma. Cerginho foi resgatado do sistema prisional por Craque Daniel e trazido para o lado da crônica esportiva e hoje mora numa obra inacabada da Copa e espera ansiosamente por uma casa que Luciano Huck prometeu. Formado em Escultura de Sabonete, Cerginho busca mais uma graduação que é a tão sonhada faculdade de Jornalismo, que estuda à distância.

História

O Falha de Cobertura nasceu de várias idéias e um encontro com Daniel Furlan. Lá trás, quando sequer sabíamos da existência um do outro, assistíamos de nossas casas o programa Camisa 9, comandado pelo insuperável Luiz Orlando.  O programa esportivo era transmitido pela CNT Rio e passava todos os dias úteis, como dizia Luiz Orlando, às 13h. Ao seu lado tínhamos Oldemário Touguinhó, Napoleão Nascimento e Oswaldo, cada um responsável pela cobertura de um time carioca.

Infelizmente o programa Camisa 9 ia ao ar no início da década de 90 e assim caiu no limbo da internet  – como a internet no Brasil é de 1995 e a derrocada dos aparelhos de VHS é no começo dos anos 90, boa parte do material produzido na tv no inicio dessa década está de fora da internet – não havendo registros de sua existência na grande rede, nem mesmo em fotos. Mas achei esse aqui do Luiz Orlando no ano passado. E tem o nosso programa especial com Luiz Orlando, momento maior da nossa carreira, um verdadeiro sonho de infância.

Mas em 2013, após terminar a última temporada do Larica Total, eu resolvi colocar no papel a idéia de um programa esportivo, que se passava no passado, nos moldes do Camisa 9. Fiz um texto de um programa piloto, sem nome, que falava da eliminação do Brasil na Copa de 1986, como se o programa tivesse acontecido logo após a partida. Em algum momento comentei com Daniel Furlan, nessa época ele já estava na MTV, que achou a idéia boa e que também tinha idéias nesses moldes do Camisa 9.

Com a MTV (Abril) no fim, o canal estava optando por fazer transmissões ao vivo e ressuscitaram um programa de debate chamado Rock Gol na Mesa. Furlan seria o apresentador – ele já tinha narrado o Rock Bola – e me chamou para ser um comentarista e daí veio o nome do Serginho, mas ainda era com S. O nome do Cerginho com C, aliás, so veio no programa  onde no meio de uma piada, um improviso, nasceu o nome do Cerginho com C.

 

Mas na MTV fizemos 5 programas Rock Gol na Mesa, recebendo convidados e já com o Gringo, que estava programa pra ficar só no primeiro, mas foi tão engraçado que pedimos pra ele ficar nos outros programas também. Note que Cerginho não tinha mullets também, nem tinha um jeito especifico de falar, isso foi criado no ano seguinte, quando participamos de uma Network chamada TUBO Br, que faliu.

A TUBO Br foi uma tentativa da Abril de aproveitar alguns nomes da MTV que ficaram sem casa, quando a marca foi devolvida pra a Turner. Foi nesse momento que fizemos o Falha de Cobertura como ele é hoje, criando inclusive o nome. Foram mais de 6 pilotos pra chegar num formato de internet. Também veio a idéia de incluir um mullets no Cerginho, que uma super amiga minha maquiadora e artista Maria Mattos produziu. A gente contava com a ajuda de Raul Chequer, o grande profissional Raul, e também de David Benincá, o poeta depressivo, pra filmar e editar os programas. A Tubo bancou um ano de produção do Falha de Cobertura, além do UPM – o Último Programa do Mundo.

Você pode assistir todos os Falhas no canal da TV Quase no Youtube.